top of page

Cagaiteira: Eugenia dysenterica


Pode ser que de longe você tenha confundido essa espécie com um ipê branco! Porém, quando alguém se aproxima um pouco mais para observar essa beleza em flor, pode perceber que suas flores são pequenas e es estames ficam aparecendo, diferente do que acontece com os ipês que escondem os estames em suas flores em forma de cornetas. Isso porque essa espécie é da família Myrtaceae, a mesma da goiaba, do jambo e da pitanga.

As cagaiteiras costumam florescer entre o final do mês de agosto e o início do mês de outubro. Mas quando encontrar uma cagaiteira florida, aproveite para apreciá-la porque a florada não dura muito tempo, em aproximadamente uma semana você verá a copa branca tornando-se acobreada devido ao nascimento de novas folhas. Quando a copa estiver completamente cheia e verde, estará próximo da época de colheita dos frutos!




Os frutos têm sabor ácido, mas agradável. Como o nome popular (cagaita) e o científico (Eugenia dysenterica) procuram avisar, é bom ter cuidado para não ingerir frutos maduros demais, ou aqueles que caíram e estão quentes no chão porque pode gerar consequências indesejadas (hehehe). Muitas pessoas preferem comer o fruto "de vez", os frutos maduros são ótimos para o preparo de sucos, geleias e sorvetes.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page