top of page

ADALGISA CHAIB

Nasci e cresci em Brasília - DF. Apaixonada desde pequena pelo Cerrado, cursei agronomia na UnB sempre pensando em como valorizar a biodiversidade desse bioma pela difusão do conhecimento, do aproveitamento das espécies vegetais nativas e do fortalecimento das comunidades que dele tiram seu sustento.
Sou mestre em botânica e estou concluindo o doutorado em Botânica na UnB. Minha pesquisa atual busca compreender as respostas de espécies arbóreas do Cerrado às mudanças climáticas previstas pelo IPCC para 2100.
Tenho dois filhos e um companheiro que também amam entrar no mato e se banhar em cachoeiras pelo Cerrado. Adoro um chocolate quente com pão de queijo e uma boa prosa!

IMG_20180824_091115731_edited.jpg

A BOTÂNICA E O CERRADO DA JANELA DOS MEUS OLHOS

Qual imagem vem à sua mente quando se fala em Cerrado? É interessante como tantas pessoas que vivem em cidades localizadas na região desse bioma não relacionam as lindas cachoeiras, os rios caudalosos, grandes campos gramados, e árvores altas e de mata ao bioma Cerrado. Isso mesmo, o Cerrado não é formado só de árvores baixas e tortuosas! 

Em meu primeiro semestre de Agronomia na Universidade de Brasília fiquei admirada quando, ao estudar a morfologia vegetal, consegui perceber a grande variedade de espécies que me rodeavam! Não é tão claro quanto distinguir uma ave ou outro animal qualquer. Perceber a diversidade vegetal exige um pouco mais de atenção, mas quando nossos olhos se abrem para esse universo, torna-se possível um outro tipo de interação com o mundo: a botânica.

IMG_20190720_183542080_BURST000_COVER_TO
bottom of page